DESAFIOS DA CIRURGIA PLÁSTICA

O avanço da medicina nos últimos 50 anos tem sido surpreendente. Além do tratamento eficaz de doenças e até erradicação de muitas outras consideradas incuráveis, as descobertas e soluções mostram que há um grande esforço da sociedade médica em sofisticar a medicina. E no campo da cirurgia plástica não é diferente. Hoje, é possível remodelar praticamente qualquer parte do corpo e de maneira perfeita, graças à evolução dos procedimentos cirúrgicos, assim como da pesquisa de novas técnicas para se realizar uma cirurgia plástica com o mínimo de invasividade e dor. Todos esses aperfeiçoamentos são de grande valia em cirurgias plásticas estéticas assim como procedimentos reconstrutivos.

Aplicações

No campo da cirurgia plástica estética, é possível atender quase que todos os anseios do paciente. Implante de próteses nos seios, bumbum, coxas e panturrilhas podem ser feitos em uma única tarde e com alta sem seguida. Uma cirurgia plástica para remodelar a região abdominal, com direito ao realimento da musculatura e remoção do excesso de pele e gordura também pode ser feito em poucas horas e sem grandes transtornos ao paciente. Tudo isso é possível graças ao surgimento de novas técnicas e qualificação dos cirurgiões plásticos.

Plástica reparatória e reconstrutiva

Nesse tipo de cirurgia plástica a finalidade não está direcionada apenas ao fator estético. Além de buscar um visual o mais parecido com o normal, a cirurgia plástica reparatória ou reconstrutiva busca devolver ao paciente suas funções e silhuetas comprometidas em algum tipo de trauma, doença, problema de má formação ou acidente. Hoje, já presenciamos feitos impressionantes como casos de reconstituições totais de face e com resultados que pareciam ser impossíveis. Tudo isso mostra que a cirurgia plástica, antes de ser um segmento que atua em função da vaidade do paciente, é um campo da medicina que ajuda de maneira significativa a devolver ao indivíduo sua auto-estima e o reabilitá-lo para o convívio social.

2017-08-24T15:07:55-03:00